sábado, 28 de maio de 2011

Quem foi? Pércio Gomes Gonzáles

           
            Natural de Garça-SP, onde nasceu em 26 de novembro de 1945. O terceiro de oito filhos do casal de agricultores, Eloy Gomes Fernandes e Dolores Gonzáles Fernandes. São seus irmãos: Ana Maria Gomes de Lima, João Gomes Gonçalves, Laércio Gomes Gonçalves, Sérgio Roberto Gomes Gonçalves, Eloy Carlos Gomes Gonçalves, Edison Luis Gomes Gonçalves e Ana Aparecida Gomes Gonçalves. Frequentou o ensino fundamental na Escola Octaviano José Correa, o ginasial na Escola Ginasial de Flórida Paulista, formou-se como técnico em contabilidade na Escola Comercial, graduou-se em Direito pela Escola Toledo de Ensino de Presidente Prudente e Estudos Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Adamantina-FAFIA. Ainda na FAFIA, foi um dos fundadores do Centro Acadêmico em fins da década de 1960.
            Juntamente com sua família, Pércio era proprietário da Auto Vulcanização Faísca, posteriormente se dedicou à carreira docente como professor de Educação Social, Educação Moral e Cívica e História, na Escola Ginasial de Flórida Paulista, além de atuar como advogado em seu escritório próprio.
            Foi o responsável em muitos momentos pela realização de festas e eventos nos clubes locais, ao qual participava frequentemente praticando esportes.
Pércio também era tido por muitos como uma pessoa responsável e dedicada, tanto ao trabalho, como para a família, para sua irmã Ana Maria Gomes de Lima: “Ele era uma pessoa lutadora e defensora dos menos favorecidos, muito ligada à família e que levava muito a sério a sua profissão”.
Pércio ansiava por uma aprovação em concurso público para juiz, porém, suas aspirações foram interrompidas por um trágico acidente no dia 07 de março 1971, aonde veio a falecer. Em reconhecimento por seus feitos pela educação, no ano seguinte, o então Deputado Estadual José Costa, nomeou a Escola Ginasial de Flórida Paulista com seu nome, passando a denominar-se Escola Estadual Dr. Pércio Gomes Gonzáles, prestando-lhe uma justa homenagem póstuma.

Tiago Rafael dos Santos Alves – Funcionário público estadual e pós-graduando pela UNESP
E-mail: tiagorafaelhistoriador@bol.com.br

2 comentários:

  1. Orgulhoso por esta homenagem ao meu irmão Dr. Pércio em nomear a Escola em seu nome.
    Coração agradecido.

    Edison Luís Gomes Gonçalves

    ResponderExcluir
  2. O falecimento do Dr. Pércio nos trouxe muita tristeza. Me lembro que na naquele fatídico dia 07 de Março de 1971, esta eu, o Dilico (Edson Gomes), o Messas eu acho, no cinema, quando veio a notícia. Foi muito impactante e muito triste. Lembro sempre deste momento até hoje.
    Que ele esteja na graça do nosso Deus.

    ResponderExcluir